- DISCIPLINA: MATEMÁTICA - OBJETIVO: Mostrar aos alunos, a importância do estudo da Trigonometria com relação ao avanço das técnicas do progresso que a utilizam, bem como, identificar as facilidades e possibilidades na realização dos cálculos matemáticos que a utilizam como ferramenta. - CONTEÚDO: Medidas de arcos; Ângulos; Relações trigonométricas no triangulo retângulo; Razões trigonométricas dos ângulos. - PÚBLICO ALVO: Primeira série do Ensino Médio. - DESENVOLVIMENTO: Através de aulas teóricas, seguida de explanação e desenvolvimento de exercícios, será trabalhado junto aos educando, as relações métricas no triangulo retângulo (seno, cosseno e tangente), bem como, sua construção através de régua, compasso e transferidor. Desenvolvendo atividades de medida no triangulo retângulo inscrito na circunferência, será possível determinar algumas razões trigonométricas dos ângulos, facilitando com isso, o melhor entendimento por parte dos alunos. Posteriormente será apresentada a tabela completa de razões trigonométricas facilitando com isso a resolução de problemas matemáticos. Após o estudo teórico, e desenvolvimento de problemas e exercícios com relação trigonométricas, os alunos serão encaminhados a pesquisa de campo, podendo esta, ser realizada no próprio âmbito interno da unidade escolar, onde desenvolverão estudos de caso, com metas de se conseguir determinar alturas sem o uso de escadas. Para isso, construirão um teodolito rústico, com o auxílio de transferidor, caneta, linha e peso, o qual servirá para a obtenção do ângulo de inclinação entre o observador e a altura do objeto a ser medido. Realizando as medidas de campo, com o auxílio do teodolito e trena, os alunos continuarão suas atividades de cálculo dentro da sala de aula, chegando então, a descobrir a altura do objeto escolhido anteriormente. O uso da sala de informática será de grande valia no que diz respeito à confirmação dos resultados encontrados, fazendo uso para isso, de software on-line específicos para o cálculo em questão, demonstrando com isso, as pequenas variações encontradas no que diz respeito às medidas, e ao resultado, devido se utilizar um instrumento rústico, que foi o teodolito construído. No inicio do projeto, a sala de informática tambem sera necessaria para estimular os alunos a pesquisarem a utilizazacao da trigonometria na vida real, ciencia e tecnologia. - TEMPO NECESSÁRIO: Será necessário uma média de 8 horas/aulas para a utilização desse plano de aula. - RECURSOS DIDÁTICOS: Quadro; giz; computador e uso de projetor; régua; transferidor (180º), compasso; teodolito rústico; caneta; linha; peso; trena; sala de informática. - AVALIAÇÃO: A avaliação poderá ser realizada durante todo o processo de desenvolvimento das atividades, desde a pesquisa, da elaboração e cálculos teóricos, até mesmo pela busca de campo e posterior resolução dos problemas, ou ainda, pela elaboração de um relatório conclusivo sobre a contribuição e possibilidades no uso da trigonometria. |
Aula prática de matemática abordando o uso da trigonometria no cotidiano, facilitando os cálculos em diversas áreas do conhecimento.
domingo, 24 de outubro de 2010
PROJETO DE APRENDIZAGEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário